Business Inteligence (BI) and Analytics
“Quem tem os dados nas mãos, tem o mapa do tesouro para navegar rumo ao sucesso! Com informação, cada decisão se torna uma ponte sólida para o futuro. Afinal, saber o caminho é tão valioso quanto ter as ferramentas para trilhá-lo.”
Grupo Baron Tech
Recursos para se obter Vantagens Competitivas
Business Intelligence (BI) e Analytics são conceitos relacionados à análise e uso estratégico de dados para apoiar a tomada de decisões em empresas e organizações.
Vamos detalhar um pouco mais:
Business Intelligence (BI): É um conjunto de processos, tecnologias e ferramentas que permite coletar, organizar e transformar dados brutos em informações úteis e acionáveis. BI geralmente envolve dashboards, relatórios e visualizações que ajudam a monitorar o desempenho do negócio, identificar tendências e melhorar a eficiência.
Analytics: Vai além do BI, focando na análise profunda dos dados. O Analytics utiliza técnicas avançadas, como estatística, modelagem e inteligência artificial, para descobrir padrões, prever comportamentos futuros e gerar insights mais detalhados. Ele pode ser dividido em subcategorias, como descriptive analytics (análise descritiva), predictive analytics (análise preditiva) e prescriptive analytics (análise prescritiva).
Ambos são usados para melhorar a tomada de decisões estratégicas e operacionais, otimizar recursos e alcançar vantagens competitivas.
Cientistas de Dados - Nosso Diferencial
O principal diferencial da Baron Tech é que contamos em nosso time com cientistas de dados.
Um cientista de dados é um profissional responsável por extrair valor e insights de grandes volumes de dados usando métodos científicos, tecnológicos e matemáticos. Ele combina habilidades em estatística, programação, machine learning e storytelling para transformar dados complexos em informações úteis que ajudam empresas e organizações a tomar decisões melhores.
Resultados Alcançados pelo nosso BI e Analytics
Com nosso BI e Analytics podemos oferecer diferenciais também para sua empresa.
Através de resultados tabulados, gráficos, visões e tendências é possível possibilitar a direção de sua empresa para se tornar melhor informada, ágil e competitiva.
Veja o desdobramento em diversas áreas:
1 - Resultados Operacionais e Estratégicos
– Identificação de Tendências: Descobrir padrões e tendências no comportamento do cliente, vendas ou operações.
– Previsão de Resultados: Antecipar a demanda por produtos/serviços, identificar sazonalidade e planejar recursos adequadamente.
– Redução de Custos: Identificar ineficiências nos processos para economizar tempo e recursos.
– Segmentação de Clientes: Criar grupos específicos de clientes com base no comportamento ou preferências, permitindo estratégias mais direcionadas.
2 - Resultados Financeiros
– Aumento de Receitas: Descobrir oportunidades para vender mais ou melhorar as margens de lucro.
– Gestão de Riscos: Mitigar possíveis problemas financeiros por meio da análise preditiva de riscos.
– Otimização de Orçamento: Melhor alocação de recursos com base em análises detalhadas.
3 - Resultados Marketing e Vendas
– Campanhas mais Eficientes: Medir o desempenho de campanhas em tempo real e ajustá-las para obter melhores resultados.
– Previsão de Churn (Rotatividade de Clientes): Identificar clientes com maior probabilidade de sair e criar ações para retê-los.
– Precificação Dinâmica: Ajustar preços com base em fatores como demanda, concorrência e comportamento do consumidor.
4 - Resultados Operações e Logística
– Gestão de Inventário: Evitar excessos ou faltas de estoque com base em previsões de vendas.
– Otimização de Rotas: Melhorar a logística com base na análise de trajetos e custos.
– Monitoramento em Tempo Real: Observar KPIs operacionais para agir rapidamente.
5 - Resultados Pessoas e Cultura
– Gestão do Conhecimento Tácito: Identificar e direcionar recursos humanos para as tarefas aonde melhor podem atender. Montar fontes de Consultoria Interna.
– Gerir o Conhecimento Explicito: Identificar banco de soluções e tecnologias aportadas na empresa.
– Gestão de Desempenho: Monitorar a produtividade da equipe e propor melhorias.
– Clima Organizacional: Usar análises para entender o bem-estar e a satisfação dos colaboradores.
Nossa estratégia de Gestão
Gerenciar o desenvolvimento de BI (Business Intelligence) e Analytics em um ambiente com pode ser desafiador, mas temos uma abordagem segura e estruturada pode trazer eficiência e clareza ao entendimentos dos requisitos do cliente e para condugir toda a construção em todas as etapas.
1 - Estabelecimento de uma Arquitetura de Dados Unificada
– Data Warehousing: Centralizamos os dados em um armazém de dados (data warehouse) para unificar informações. Usamos ferramentas de ETL (Extract, Transform, Load) para integrar dados.
– Data Lakes: Em caso de diversidade extrema de formatos, optamos por data lakes que aceitam tanto dados estruturados quanto não estruturados.
2. Padronização e Integração dos Sistemas
– Middleware ou APIs: Implementamos uma camada de integração que conecte os diversos sistemas para facilitar o fluxo de dados.
– Padronização de Dados: Criamos uma “linguagem comum” para dados de diferentes origens, garantindo que os sistemas conversem fluentemente.
3. Adotar Soluções flexiveis
– Ferramentas Multiplataforma: Sempre optamos por soluções que funcionam bem em ambientes com sistemas diversos.
– Automação: Implantamos scripts ou pipelines automatizados para a coleta, limpeza e transformação de dados.
4. Foco nos Indicadores e nas Necessidades
– Definição de KPIs Comuns: Trabalhamos junto com os stakeholders para determinar os KPIs mais importantes e como medi-los.
– Análise Modular: Desenvolvemos dashboards e relatórios modulares que permitem análises específicas de cada sistema, mas também uma visão consolidada.
5. Alocação de um Time Adequado de Especialistas
– Equipes Multidisciplinares: Para cada projeto, disponibilizamos uma equipe que combine especialistas em dados, engenheiros de TI e analistas de negócios.
– Capacitação Contínua: Treinamos continuamente as equipes para lidarem com a diversidade de situações e as mantemos atualizadas com novas tecnologias.
6. Governança de Dados
– Segurança e Compliance: Garantimos que todos os dados coletados cumpram normas de segurança e privacidade.
– Controle de Qualidade: Implementamos auditorias regulares para monitorar a consistência e a precisão dos dados.
7. Plano de Implementação
– Apresentamos uma estratégia clara de como o BI será integrado aos processos de negócio. Definindo prioridades, marcos e prazos e montando um cronograma assertivo.
– Nesse plano incluímos as etapas de treinamento do cliente para garantir a adoção das soluções.
8. Revisão e Ajustes
– Reunimos todo e qualquer feedback de nossa equipe e dos especialistas e usuários do cliente para ajustar os recursos e funcionalidades para que estejam de acordo com as necessidades reais do cliente.
– Se necessário realizamos em consenso com o cliente, ajustes dos requisitos e ou cronograma
Nossa Estratégia de Desenvolvimento e Testes
1. Entender o Contexto e os Objetivos do Cliente
– Realizamos entendimento do Contexto e os Objetivos do Cliente
– Realizamos entendimento dos desafios e dificuldades na integração de dados, seja por alta complexidade operacional ou por qualquer outro fator.
2. Mapeamento das Fontes de Dados
– Documentamos todos os Sistemas Operacionais e outras fontes de dados que o cliente utiliza. Incluindo ERPs, CRMs, bancos de dados, entre outros.
– Realizamos entendimento dos desafios e dificuldades na integração de dados, seja por alta complexidade operacional ou por qualquer outro fator.
3. Entrevistas e Workshops
– Realizamos entrevistas com os usuários chave (stakeholders), tanto gerenciais quanto operacionais, para entender suas expectativas e dores específicas
– Organizamos workshops colaborativos para alinhar as expectativas e priorizar as áreas que trarão mais impacto com o BI.
4. Análise de KPIs (Indicadores de Desempenho)
– Identificamos quais métricas ou indicadores o cliente considera mais relevantes para o negócio. Eles podem ser financeiros, de produção, vendas ou satisfação do cliente.
– Relacionamos os KPIs aos sistemas de origem para garantir que os dados necessários estejam disponíveis.
5. Protótipo e Prova de Conceito
– Criamos um modelo inicial (um dashboard simples, por exemplo) para validar com o cliente.
– Mostramos como os dados podem ser acessados, combinados e visualizados de maneira prática e útil.
6. Construção e Testes
– Toda construção baseada em especificações cuidadosamente revisadas e aprovadas por ambas as partes
– Utilizamos as melhores práticas de mercado e os padrões próprios do cliente.
– Realizamos testes diversos de funcionalidade, integração e indução a erro (monkey-tests)
7. Homologação com cliente
– Com base nos requisitos do cliente e nas especificações técnicas realizamos testes de homologação com o cliente.
– Caso necessário, realizamos ajustes no sistema.
8. Treinamento dos Usuários
– Somente após a homologação realizamos treinamento dos usuários multiplicadores.
– Todo treinamento está documentado em Wiki do Sistema disponível ao cliente.
9. GO LIVE
– A entrada em produção será assistida pelo tempo combinado.
– Nossa área de suporte técnico estará interagindo desde o momento de entrada em produção, dentro dos ANS – Acordos de Níveis de Serviço contratados.